Crianças podem salvar vidas

Crianças podem salvar vidas? Aposto que você conhece crianças de 7 anos que mandam áudio no whatsapp e sabem se expressar muito bem! Pois saiba que existe um aplicativo para chamar os bombeiros e o SAMU. Duvida que elas consigam acessar?

E aquela criança de 11 anos que pesa 50 kg? Teria força suficiente pra realizar compressões torácicas de qualidade?

Crianças podem salvar vidas chamando ajuda

O ponto central da questão é: crianças podem salvar vidas chamando ajuda, crianças podem salvar vidas reconhecendo uma vítima que precisa de ajuda, crianças pode salvar vidas colocando em prática manobras para desengasgo e compressões torácicas de qualidade.

O movimento nacional “Kids save lives” estabelece parceria entre as faculdades de Medicina para ensinar crianças a salvar vidas.

Na minha casa, minha filha de 9 anos e minha filha de 15 anos já conhecem o número do SAMU, sabem fazer manobras de Heimlich e foram treinadas para realizar compressões torácicas de qualidade. E na sua família?

Dicas práticas para ensinar crianças salvarem vidas

O ensino pode e deve ser adaptado à faixa etária, considerando o tempo de duração da atividade, de modo a manter a atenção dos participantes e recomenda-se que envolva atividades lúdicas. Assim, selecionar músicas de acordo com a preferência do público alvo (veja aqui seleção de músicas com ritmo de 100 0 120 batidas por minuto, conforme recomendação do algoritmo da American Heart Association).

Use quebra cabeças e desafios para adivinhação do número de chamada de emergência.

Considere simulações de desmaio, avc, infarto, para que as crianças conheçam os sintomas dessas doenças cujo tratamento é tempo dependente.

Tenha em casa, ao alcance delas, o telefone de emergência. Sabe aquele contato de emergência que você informa quando vai viajar? Ele deve ser de conhecimento das crianças também!

Uso do desfibrilador externo automático (DEA)

Se você mora em prédios ou condomínios, verifique se há um desfibrilador externo automático disponível. As crianças podem e devem ser ensinadas a utilizar um DEA. Há vídeos educativos disponíveis.

E você? Sabe salvar vidas?

Faça um curso de primeiros socorros! Tenha um kit de primeiros socorros!

 

×