Orientações para segurança nas escolas

Escolas têm sido alvo de ataques de violência. O assunto está sendo discutido pela sociedade brasileira, comovida com os ataques e preocupada com a segurança de seus familiares, refletida no conteúdo discutido nas mídias sociais e entre as próprias escolas e suas associações.

Nós, da VOCÊ Primeiros Socorros, executamos um trabalho de promoção da educação em saúde. Nosso lema é universalizar o acesso aos primeiros socorros. Prezamos que as pessoas capacitadas por nós tenham habilidade em executar manobras que podem salvar vidas.

Nesse cenário, sentimo-nos no dever de contribuir para a discussão e para a prática da segurança nas escolas.

Os desastres, em comparação com a resposta de emergência tradicional, podem consumir tempo, podem envolver múltiplas agências e incluem desafios médicos e psicológicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define um desastre como: “Uma grave ruptura no funcionamento de uma comunidade ou sociedade que causa perdas humanas, materiais,
econômicas ou ambientais disseminadas, as quais excedem a capacidade da comunidade ou sociedade afetada para lidar com a situação usando seus próprios recursos.” (World Health Organization. Definitions: emergencies. http:www.who.nt/hac/about/definitions/em/index.html).

Essa situação é comumente chamada de incidente com vítimas em massa ou incidente com múltiplas vítimas.

Existem modelos com sequências de atendimentos para estes casos  e medidas de segurança e procedimentos que devem ser adotados para fazer o melhor para o maior número de pessoas com os recursos disponíveis.

Disponibilizamos aqui um guia prático com estas orientações e desde já recomendações providências adicionais preventivas:

1 – Elaboração de Plano de Gerenciamento de Crises.
2 – Elaboração de Plano de Evacuação.
3 – Treinamento de Abandono e Primeiros Socorros.

Sempre é bom lembrar: a primeira condição fundamental de sobrevivência da criança é a PREVENÇÃO.

Dra. Daniella Vianna Correa Krokoscz
Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Mestre pela Escola de Enfermagem da USP. Enfermeira Especialista em Cuidados Intensivos. Enfermeira Sênior da Qualidade e Segurança do HCor. Diretora Técnica da VOCÊ Primeiros Socorros.

 

×