Considerando que a definição de PRIMEIROS SOCORROS, segundo a American Heart Association é o “ atendimento imediato dado a uma pessoa enferma antes que os socorristas com treinamento mais avançado cheguem e assumam os cuidados” e que “Em emergências graves, os PRIMEIROS SOCORROS podem significar a diferença entre a vida e a morte”, a forma como VOCÊ se propõe a CHAMAR AJUDA assume extrema relevância, não é mesmo?
Para te ajudar, destacamos algumas informações importantes, para garantir que VOCÊ possa CHAMAR AJUDA de maneira eficaz e contribuir para os melhores desfechos das vítimas atendidas:
Se você estiver na rua e identificar uma situação de urgência ou emergência, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – 192 em casos de problemas cardio-respiratórios, dores no peito de aparecimento subido, suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), crises convulsivas e outras situações com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. A portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002 orienta as situações em que o SAMU pode ser acionado.
VOCÊ também pode ligar para o Corpo de Bombeiros – 193. Em casos de parada cardiorrespiratória, engasgamento, afogamento, atropelamento, vítima de acidente de trânsito e incêndio.
Aplicativos que VOCÊ deve ter no seu aparelho celular
O SAMU e o Corpo de Bombeiros também podem ser acionados por meio dos aplicativos CHAMAR 192 e Bombeiros SP respectivamente. Baixe os aplicativos e saiba como utilizar os serviços corretamente.
BOMBEIROS EMERGÊNCIA: android – ios
Se VOCÊ tem conhecimento de PRIMEIROS SOCORROS, coloque em prática o que VOCÊ aprendeu! VOCÊ pode salvar vidas.